Álcool no Mundo- A nível global, o continente americano é o o segundo com maior índice de consumo de álcool per capita (8,4 litros por ano), sendo que a Europa ocupa o primeiro lugar do ranking (10,9 litros por ano), alertou segunda-feira (12) a Organização Mundial de saúde (OMS) por meio de um relatório anual.
No documento, a OMS que calcula que morreram mais de 3 milhões de pessoas em razão do consumo abusivo do álcool em 2012, destaca que esses dois continentes também registram a maior proporções de adolescentes (entre 15 e 19 anos) que ingerem bebidas com álcool, 53% na América e 70% na Europa.
Os autores do documento apontam ainda o aumento do consumo de álcool por parte das mulheres. E é no continente americano que se registram a maior prevalência, no sexo feminino, de desordens causadas pelo álcool.
A OMS apelou por mais ações por parte dos governos na prevenção do consumo de bebidas alcoólicas. É preciso fazer mais para proteger as populações das consequências negativas do consumo de álcool para a saúde, afirmou o diretor-geral adjunto do Departamento de Doenças não Transmissíveis e saúde Mental da OMS, Oleg Chestnov.
Nas palavras de Chestnov, não há espaço para a complacência, uma vez que o consumo de álcool aumenta o risco de desenvolvimento de mais de 200 doenças, entre elas alguns tipos de câncer.
A OMS afirma que entre as soluções mais efetivas para combater este problema está o aumento do preços das bebidas, assim como das taxas sobre o álcool.