África do Sul-Os primeiros resultados das eleições na África do Sul, que decorreram quarta-feira passada, 7, apontam para uma vitória do Congresso Nacional Africano (ANC). Desta forma, Jacob Zuma deverá manter-se na presidência do país, cargo que, aliás, ocupa há cerca de duas décadas.
O ANC conta com quase 9 milhões de votos, correspondentes a 63%, o que confere uma vitória absoluta sobre os demais partidos da oposição.
Aliança Democrática contabiliza aproximadamente 21,98%, com mais de 3 milhões de votos válidos. O jovem dissidente do ANC, Julius Malema, e os Combatentes Para a Liberdade Económica, estão posicionados, por seu turno, na terceira posição, com 750 mil votos, o equivalente a 5,41%.
Na África do Sul, o partido que concorre às eleições presidenciais precisa de 47 mil votos para conseguir assentos na Assembleia Nacional. Neste caso, Julius Malema e o seu partido já obtiveram pelo menos 14 assentos. O ANC vai ocupar mais de uma centena e a Aliança Democrática mais de 35 assentos.