quarta-feira, 23 de abril de 2014

Zimbabwe: Mugabe Reduziu salário para 2800 euros. Ordenado Médio no Zimbabwe é de 180 euros

Zimbabwe-O presidente do Zimbabwe revelou estar a ganhar apenas 2800 euros por mês porque o país está a viver "duros tempos".
 
"Estou a ganhar agora quatro mil dólares, porque estamos a viver duros tempos", disse Robert Mugabe citado pelo jornal The Herald.
 
"Isto foi o que decidimos, devemos reconhecer os duros tempos em que vivemos", admitiu o presidente que lidera os rumos do país desde 1980.
 
O salário do presidente é 15 vezes superior ao salário médio neste país da África austral, que ronda os 183 euros.
 
Mas a situação económica do país é muito mais grave. Nos últimos anos, devido às fracas colheitas e baixas receitas com a venda de diamantes, a situação do país tem piorado.
 
A taxa de desemprego ronda os 95%, a dívida pública supera os 200% do produto interno bruto (PIB) e quase 70% da população vive abaixo do limiar de pobreza.
 
Robert Mugabe tem uma fortuna avaliada em mais de 700 milhões de euros, mas algumas estimativas colocam esse valor entre os 3,6 mil milhões e os 7,2 mil milhões de euros.
 
Um dos exemplos do despesismo de Robert Mugabe pode ser encontrada na cerimónina de casamento da sua filha Bona, em Março, que teve mais de quatro mil convidados.
 
A propriedade de Mugabe na capital zimbabweana, Harare, custou mais de sete milhões de euros.
 
Além do presidente, a corrupção também abunda junto do seu círculo pessoal. Em 2012, foi descoberto que pelo menos 1,5 mil milhões de euros em diamantes que tinham sido roubados de minas em Marange, no leste do país, de acordo com um relatório da organização não-governamental Partnership Africa Canada (PAC).