segunda-feira, 28 de abril de 2014

Guiné-Bissau: PRS Apoia o Independente Nuno Nabiam na Segunda volta

Guiné-Bissau-No final da reunião da Comissão Política Nacional, realizada na tarde de quarta-feira última, 23 de Abril, em Bissau, o Partido da Renovação Social (PRS) decidiu dar o seu apoio ao candidato independente Nuno Nabiam para a segunda volta das eleições Presidenciais, marcada para 18 de Maio. A notícia foi avançada por fonte partidária do PRS: “Como é óbvio, decidimos apoiar a candidatura de Nuno na segunda volta”, revelou.


Sem avançar mais detalhes, a mesma fonte manifestou-se confiante na vitória do candidato escolhido pelos militares e apoiado anteriormente por Koumba Yala durante a primeira volta destas eleições. Com poucas vantagens para segundo turno do pleito, Nuno Nabiam teve maior número de votos em apenas duas regiões do país, nomeadamente na região de Tombali e Oio, onde arrecadou 12.492 votos e 41.229 votos, respectivamente. José Mário Vaz (JOMAV) obteve 10.230 votos em Tombali e 29.219 votos em Oio.
 
Em relação a Abel Incada, candidato escolhido pelo PRS, o empresário obteve nestas localidades pouco mais de cinco mil votos, na região de Tombali, e também pouco acima dos cinco mil votos na região de Oio.
 
Em termos globais apenas 43.890 cidadãos guineenses acreditavam em Abel Incada para ser Presidente, enquanto Nuno Nabiam mereceu a confiança de 156.163 eleitores na primeira volta, perante um universo de 257.572 cidadãos eleitores guineenses que apostaram em JOMAV para Presidente da República, o que corresponde respectivamente a 6,97% para Incada, 24, 79% para Nabiam e 40, 89% para JOMAV.
 
Ainda não oficial, a posição do PRS em apoiar Nuno Nabiam é do conhecimento do PAIGC, que uma fonte partidária do partido vencedor das Legislativas de 13 de Abril disse não ser uma surpresa.
 
A escolha de Nuno Nabiam por Koumba Yala como candidato independente a estas eleições era ponto de discórdia entre o PRS e o seu líder fundador, o que levou à indigitação de Abel Incada como candidato oficial do partido.