quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Tribuna Internacional Julga Presumíveis Assassinos de Rafik Hariri


Haia-Em Haia, Holanda, o julgamento à revelia dos presumíveis autores do assassínio do ex-primeiro-ministro libanês, Rafik Hariri é considerado “sem precedentes”.
 
Quatro suspeitos do movimento libanês Hezbollah, aliado do regime sírio vão ser julgados à revelia a partir desta quinta-feira, pelo atentado que provocou a morte ao chefe do governo e de outras 22 pessoas, no dia 14 de Fevereiro de 2004 em Beirute.
 
Esta especialista em Justiça internacional e direitos humanos refere: “ Sabemos há muitas pessoas prontas a cometer assassinatos políticos, com objetivos políticos. É por isso que eu não acho que este tipo de crime vá desaparecer no Líbano porque fizemos este julgamento em tribunal”
 
Apesar do longo inquérito do Tribunal Especial para o Líbano e da ausência dos acusados o processo é considerado indispensável para o apuramento da verdade.
 
O Hezbollah já acusou o tribunal especial de ser um “instrumento político” dos Estados Unidos e de Israel e recusa entregar os elementos alegadamente envolvidos no atentado.