sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ctalunha Aprova Data Para Referendo Sobre à Independência


Espanha-O chefe do governo regional da Catalunha está determinado a convocar o referendo sobre a independência da região.
 
Após mais de um ano de conflito aberto com o governo central de Madrid, o governador Artur Mas fixou, com o apoio da maioria no parlamento regional, a data de 09 de novembro de 2014 para a consulta.
 
Decidido a defender o projeto no exterior, Artur Mas enviou uma carta aos líderes dos países da União Europeia, na qual defende que a consulta poderia ser organizada de acordo com a Constituição, desde que Madrid mostre alguma vontade política.
 
O que pensa o presidente da Comissão Europeia:
“Se há um território de um país que pretende sair desse país é um outro Estado. E teria que pedir, se o desejasse, a adesão à União Europeia e outros países teriam que aceitá-lo para que ele seja membro”.
 
No entanto, o líder do governo espanhol conservador, Mariano Rajoy, respondeu imediatamente de Madrid que o voto é inconstitucional e não deverá acontecer.
 
A Catalunha, uma das mais ricas das 17 regiões autónomas de Espanha com uma forte cultura linguística entre os seus 7,5 milhões de habitantes, tem manifestado um forte impulso para a independência em grande parte como resultado da crise económica que tem alimentado o ressentimento contra o governo central.