terça-feira, 21 de janeiro de 2014

África:Um Continente Muito Exigente


África-Para construir um negócio em África com as mesmas dimensões do que foi conseguido na China ou na Índia, ou outros mercados emergentes para onde as empresas se voltaram há décadas demorará mais tempo, isto porque “África é um lugar exigente para fazer negócios, exigindo mais das empresas do que outros mercados”, conclui um estudo elaborado pela empresa de consultoria global The Bonston Consulting Group (BCG).
 
Para vencer nesse mercado, adianta a BCG, “é preciso fazer os investimentos certos, no momento certo, e com a abordagem certa”. Ou seja, as empresas que querem vencer em África têm que ter em conta cinco realidades próprias desse continente.
 
Primeiro, ter em conta que o ambiente de negócios atual é desafiador e significa que hoje há menos concorrência do que noutros mercados, mas “isso não vai durar”, por isso, “o tempo para entrar em África é agora, mas para ter sucesso as empresas terão que garantir que os seus altos executivos estão completamente empenhados na operação, com deslocações a esses mercados”.
 
As empresas devem ter em conta que precisam de abordar a diversidade africana, isto é, o continente é uma coleção de diferentes mercados. Clusters de países africanos partilham língua, cultura, fronteiras e acordos de comércio e financeiros, mas “todos eles exigem diferentes abordagens para a estratégia, organização e negócios”.
 
Os empresários que querem apostar em África devem pensar em construir agora os recursos para 2020, isto porque os riscos políticos e económicos permanecem em muitos mercados.