segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SEF Diz Que Voos de Bissau Trazem "Migrantes na Posse de Documentos Fraudulentos"

Guiné-Bissau-A linha aérea Bissau-Lisboa é considerada de "elevado risco em termos migratórios" e existe uma "crescente tendência de deteção de migrantes na posse de documentos fraudulentos".

Quem o diz, é uma fonte oficial do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a propósito de terem existido mais dois voos de Bissau para Lisboa com 54 sírios a bordo, tal como afirmou o ministro da Presidência da Guiné-Bissau, Fernando Vaz, na quinta-feira.

Contactado o Ministério da Administração Interna, recusou fazer qualquer comentário. Já o SEF afirma que, "nos casos confirmados de nacionalidade síria, tem sido concedido o regime da proteção subsidiária, entendendo-se não ser possível o repatriamento".

O voo dos 74 sírios ilegais ensombra as relações entre Portugal e Guiné. Fernando Vaz acusa ainda Cavaco Silva de ter sido "extremamente infantil" e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, de ser "infeliz" no modo como reagiram ao caso.
 
A Polícia Judiciária guineense recusou-se a prender o ministro do Interior, António Suca Ntchama, acusado pelo Ministério Público de responsabilidades criminais no embarque forçado dos sírios.