segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Guiné-Bissau Adia Eleições para 16 de Março de 2014


/LUSA
Guiné-Bissau- O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, fixou o dia 16 de Março de 2014 como nova data para eleições gerais (presidenciais e legislativas), de acordo com o decreto  assinado.

A data surge após auscultações ao Governo de transição, partidos políticos e "outras forças vivas", pelo que Nhamadjo considera "preenchidos os pressupostos que permitem com segurança a marcação da nova data".

 O Presidente destaca ainda que a Comissão Nacional de Eleições e o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral deram "garantias técnicas em como estão reunidas todas as condições para a realização das eleições no primeiro trimestre de 2014", refere o documento.

O escrutínio estava agendado para 24 de Novembro, mas vários obstáculos obrigaram ao adiamento, refere o decreto presidencial.

"Os esforços desenvolvidos pelos órgãos de soberania ficaram comprometidos essencialmente devido à falta de disponibilidade financeira capaz de suportar o acto eleitoral na data prevista", sublinha Serifo Nhamadjo.

O orçamento das eleições, da ordem dos 14 milhões de euros, "apenas ficou assegurado a pouco mais de 30 dias do prazo agendado, graças às contribuições decisivas da Conferência de Chefes de Estado da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), da Nigéria, Timor-Leste e União Europeia"