quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Director de NSA Disse Que Foram os Europeus Que Espiaram Para os EUA


Estados Unidos-Os Estados Unidos rejeitam categoricamente as acusações recentes de espionagem de comunicações telefónicas na Europa e afirmam que os dados recolhidos foram fornecidos por vários serviços secretos europeus.
 
As declarações foram feitas pelo diretor da Agência Nacional de Segurança, perante uma comissão do Congresso norte-americano.
O general Keith Alexander frisou que existem “dados recolhidos legalmente pela NSA, bem como dados fornecidos por parceiros europeus” e sublinhou que “para deixar perfeitamente claro, [os Estados Unidos] não recolheram informações sobre cidadãos europeus”.
 
As afirmações de Alexander seguiram as revelações do Wall Street Journal que, citando fontes anónimas, disse que foram os serviços secretos franceses e espanhóis que forneceram os dados telefónicos à NSA.
 
Em visita a Washington para debater as acusações de espionagem, o deputado alemão do Parlamento Europeu, Elmar Brok, defendeu que “não se deve espiar os aliados. Tudo o que é feito, no sentido clássico de espionagem, deve ser de mútuo acordo. E no que diz respeito aos cidadãos comuns, isso não deve ser aceite”.
 
O jornal francês Le Monde, o espanhol El Mundo e o italiano L’Espresso noticiaram, nos últimos dias, que a NSA espiou dezenas de milhares de conversas telefónicas em França, Espanha e Itália.