sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Fumo Branco em Washington

Washington-Republicanos e democratas chegaram a um acordo para evitar que os Estados Unidos entrem em incumprimento(default).
 
O Senado e a Câmara dos Representantes deram luz verde ao aumento da capacidade de endividamento do país. O diploma já foi promulgado pelo Presidente norte-americano, Barack Obama:
 
“A Administração vai começar a trabalhar imediatamente e levantar esta nuvem de incerteza e de inquietude em torno das empresas e do povo americano. Espero que a próxima vez não seja preciso chegar a este ponto. Este processo mostrou-nos, no entanto, que temos de acabar com o hábito de governar desta maneira”. A reabertura dos serviços federais é uma das consequências imediatas.
 
A imprensa norte-americana fala de uma solução temporária para a crise já que a proposta de Orçamento prevê o financiamento da actividade do Administração federal até meados de Janeiro e a revisão do tecto da dívida até início de Fevereiro do próximo ano.
 
O acordo não introduz alterações ao plano de saúde Obamacare, o maior obstáculo nas negociaçoes entre democratas e republicanos.