sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Austrália Enviou Primeiro Grupo de Refugiados Para a Papua Nova Guiné

Austrália-Um primeiro grupo de requerentes de asilo foi  enviado pela Austrália para a Papua Nova Guiné, no âmbito da nova política de imigração que pretende conter o número de refugiados que chega ao território australiano.

Os cerca de 40 requerentes de asilo, de nacionalidades afegã e iraniana, que tentaram chegar à costa australiana por via marítima, foram transferidos de avião do centro australiano de detenção na ilha Christmas, no oceano Índico, para a ilha Manu, na Papua Nova Guiné.
 
O ministro da Imigração australiano, Tony Burke, disse que o governo de Camberra demonstra assim que o respeito da política do seu governo de não acolher nenhum requerente de asilo na Austrália "é sério".
 
"A promessa dos traficantes de que os refugiados poderão viver e trabalhar na Austrália agora é inútil", salientou. O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, assinou no mês passado um acordo com o homólogo da Papua Nova Guiné, Peter O`Neill, para transferir todos os pedidos de asilo de quem tentar chegar à Austrália por via marítima para esse país.
 
Mesmo que os requerentes de asilo obtenham o estatuto de refugiados, eles terão de ficar na Papua Nova Guiné, não sendo autorizados a residir na Austrália, no âmbito do acordo bilateral, que foi criticado pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).
 
A transferência de requerentes de asilo coincide com o compromisso australiano de financiar projetos de infra-estruturas na Papua Nova Guiné com cerca de 450 milhões de dólares (337 milhões de euros).
 
Mais de 15 mil pessoas, a maioria procedente do Afeganistão e do Iraque, tentaram este ano chegar de forma ilegal à Austrália, por via marítima, uma viagem perigosa, durante a qual dezenas de imigrantes perdem a vida. Fonte: RTP Notícias