quinta-feira, 25 de julho de 2013

Papa Francisco:" As Pessoas São Mais Importantes do Que o Protocolo".


Brasil-A visita do Papa Francisco ao Brasil mostrou mais uma vez que o Vaticano corrigiu a orientação para o lado social. O Papa nunca observa o plano protocolar, procurando o contacto com as pessoas e "dando trabalho" ao exército de 30 mil agentes do serviço de segurança. Além disso, a primeira viagem do pontífice ao exterior é acompanhada de todo tipo de anomalias – no sul do Brasil caiu neve, o país está tomado por protestos.

O Rio de Janeiro recebeu o Papa com um pouco habitual tempo frio – apenas catorze graus. Nos estados do sul do Brasil caiu neve pela primeira vez em 38 anos. O Papa foi ao maior país católico do mundo no auge dos protestos políticos. Entretanto, a visita ao Brasil justamente nesta altura salienta o desejo do Vaticano de reafirmar a orientação social de sua política, e também o desejo de conhecer os ânimos da classe média em todo o mundo, no exemplo do Brasil - considera o vice-director do Instituto de América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Boris Martynov:
 
"O Papa é uma pessoa disposta a aumentar a influência da Igreja Católica e seu novo discurso, relacionado com as mudanças no mundo, corresponde às exigências dessas mudanças. A visita do Papa é de reconhecimento - ver que mudanças são essas, qual a razão dos protestos da classe média, que ocorrem não apenas no Brasil, mas em uma série de outros países. O que é essa classe média, que se levantou do nada e agora apresenta activamente suas exigências sobre todo o espectro da vida política, social e econômica".
 
O Papa gosta de infringir regras. Nos três dias de estada no país - contrariando o plano e todas as regras do serviço de segurança – no Brasil, o pontífice viajou no mais barato automóvel do Vaticano. Além disso, Francisco usou cada minuto para se comunicar com o povo. Isto se repetiu também no terceiro, dia-chave, de sua visita.
 
Em Aparecida, o Papa rezou a primeira missa perante o povo, fez um sermão edificante às pessoas e depois disto foi almoçar. Sendo que o sumo pontífice convidou os cozinheiros e garçons a tomar parte no almoço, dizendo que eles também deviam comer.
 
Segundo a lenda, em 1717, em Aparecida, pescadores locais retiraram do mar uma pequena estátua da Virgem Maria. Desde então ela é considerada milagrosa. A Mãe de Deus Aparecida se tornou a padroeira do país e o dia em que foi encontrada - 12 de Outubro - é feriado nacional no Brasil.
 
O programa do Papa Francisco prevê ainda um encontro com os fiéis e um passeio pela avenida da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde se espera enorme quantidade de peregrinos e novos testes para os serviços de segurança. No entanto, as autoridades do Rio asseveram que estão prontas para qualquer situação inesperada que possa ocorrer antes do final da visita do Papa, a 28 de Julho. Fonte: Voz da Rússia