Bélgica-O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Anders Fogh Rasmussen, e o presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, expressaram em comunicado as suas felicitações ao Governo e ao povo da Bélgica, por terem um novo monarca.
Refira-se que ambas as instituições têm sede em Bruxelas e, na tomada de posse do novo soberano, que sucede ao pai, Alberto II, estiveram presentes o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e a vice-presidente do PE, Isabelle Durant.
Em comunicado, a Casa Branca afirma que, "em nome do povo norte-americano, o Presidente Barack Obama felicita sua majestade o Rei Filipe, pela sua entronização e transmite os seus melhores votos", sublinhando que "a Bélgica e os Estados Unidos partilham uma rica História comum, nomeadamente como aliados no seio da NATO".
Martin Schulz, por seu turno, afirma no comunicado que "é com grande respeito e alguma emoção" que saúda a decisão do Rei Alberto II de ter abdicado do trono.
O presidente do PE afirma que, depois de 20 anos de reinado de "um monarca apreciado por todos os belgas", uma vez mais este "amigo da Europa preocupa-se pelo interesse da nação ao dar a sucessão ao seu filho".
O político alemão deseja a Filipe, o novo soberano, "um reinado sereno, secundado pela Rainha Matilde e rodeado do afeto de todos os belgas".
"O seu sentido de responsabilidade permitirá reinar com o espírito que sempre defendeu o seu pai, por uma Bélgica unida e estável", conclui Martin Schulz.
Fogh Rasmussen, por seu turno, fez notar que a "Bélgica é um pilar da Aliança Atlântica e tem um importante papel como anfitrião da organização e do seu comando militar, pelo que todos os aliados lhe estão muito agradecidos".
A Efe noticia que a cerimónia de entronização de Filipe foi marcada por um "espírito europeísta", tendo sido tocado o hino nacional belga e o da Europa.
Tanto o discurso de Alberto II, como o de Filipe, mencionaram a construção europeia, tendo ambos afirmado que a Bélgica, assim como a União Europeia, está "unida na diversidade", noticia a Efe.
O Reino da Bélgica surgiu em 1830 na sequência de uma revolução que a separou do Reino dos Países Baixos, sendo o seu primeiro monarca Leopoldo de Saxe-Coburgo-Gotha, que reinou de 1831 a 1865.
Filipe, filho de Alberto II e sobrinho do Rei Balduíno (1930-1993), é o sétimo Rei dos Belgas. Também o capitão da equipa de futebol belga, Vincent Kompany, atualmente a jogar no Manchester City, um pertinaz defensor da unidade do país, demonstrou o seu apoio ao novo Rei.
"Boa festa para todas e todos! O nosso 'plat pays' merece bem que se faça uma festa como deve ser! Do norte ao sul, do leste ao oeste! Bom dia ao Rei Filipe e à radiosa nova Rainha Matilde", escreve o jogador na sua página do Facebook.
"Desejo-vos um reinado sob o signo da positividade e um bom repouso ao vosso papá", remata o futebolista de 27 anos, a quem os fãs chamam "Príncipe Vince". Fonte: Sic noticias