sexta-feira, 24 de maio de 2013

União Europeia Aprova Missão civil Para Ajudar ao Controlo das Fronteiras na Líbia

 
União Europeia-Os chefes de Estado e do Governo europeus aprovaram  o envio de uma missão civil da União Europeia (UE) para ajudar a Líbia no controlo das suas fronteiras.A missão europeia deverá ser progressivamente deslocada para o norte de África a partir de Junho.
 
"EUBAM Líbia é uma missão importante para a Líbia e toda a região, mas igualmente para a segurança das fronteiras da UE", sublinhou em comunicado a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.
 
Esta missão foi sugerida após a deposição e a morte do ex-líder líbio Muammar Kadhafi em Outubro de 2011, devido às dificuldades admitidas pelas novas autoridades de Tripoli em assegurar a vigilância das fronteiras terrestres da Líbia, que se estendem por mais de 4.000 quilómetros, sobretudo em zonas desérticas onde se efetuam todo o género de tráficos.
 
O país também possui uma fronteira marítima com cerca de 2.000 quilómetros, e confronta-se com um afluxo de imigrantes clandestinos provenientes da África subsaariana que desejam alcançar a Europa.
 
O objetivo da missão europeia consiste em formar pessoal responsável pelo controlo das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, e reforçar os serviços correspondentes em Tripoli.