México-A Cidade do México estabeleceu uma aliança com a União Europeia (UE) para seminários nos próximos três anos sobre segurança, ambiente e políticas de gestão urbana em sete cidades de igual número de países, anunciou hoje o município.
A capital mexicana vai administrar um fundo equivalente a cerca de um milhão e meio de euros por parte da UE para a realização dos seminários, nos quais as capitais da Europa e América Latina vão partilhar as suas melhores experiências "em benefício dos seus habitantes", indicou um comunicado do Governo local citado pela agência espanhola Efe.
O acordo foi assinado na terça-feira por representantes da UE e autoridades da Cidade do México. No âmbito do convénio foi lançado o Projeto AL-LAS, rede euro-latino-americana de cooperação que visa fortalecer as relações internacionais entre cidades.
"Historicamente, as cidades ensinaram-nos um espírito de concorrência que visa captar investimento, turismo e práticas que beneficiam o público", disse o chefe de governo da Cidade do México, Miguel Angel Mancera.
O responsável acrescentou que "hoje essa visão está a mudar e mostra que mais do que um espírito de concorrência deve haver um espírito de cooperação e de aprendizagem e construção de melhores práticas comuns para as diferentes regiões."
A embaixadora da União Europeia no México, Marie Anne Coninsx, explicou que, através do Projeto AL-LAS, a UE estabelece um quadro político de participação das autoridades locais no desenvolvimento e cooperação internacional, além de promover a implementação bem-sucedida de experiências de cooperação.
Marie Anne Coninsx destacou também a importância de empregar o diálogo com as autoridades locais para uma melhor identificação e definição de políticas de desenvolvimento internacional e impulsionar a participação dos governos locais como promotores de desenvolvimento, coesão social e direitos humanos.