segunda-feira, 8 de abril de 2013

Brics Criam Fundo Para Resolver o Problema de Liquidez

Brics-Com a turbulência causada por Chipre, os países emergentes decidiram se proteger. Os Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, China, Índia, e África do Sul, criaram um fundo de US$ 100 bilhões contra crises de liquidez. A medida foi anunciada em Durban, na África do Sul, onde o grupo está reunido para discutir como manter o crescimento no meio da crise mundial.
 
Dessa vez o encontro é em Durban, na África do Sul. As bandeiras dos cinco países já estão hasteadas. No mundo em crise, os cinco países são uma exceção. O Brasil foi o que teve o menor crescimento do grupo, mas em conjunto a expansão foi de 6,2%. Os Brics representam 42% da população mundial e um quinto de toda a produção do globo.
 
A presidente Dilma Rousseff já está em Durban, na África do Sul, para participar do encontro que começa terça-feira (26 de Março). O grupo se reúne anualmente, e desta vez tem na agenda questões complexas como a criação de um banco de desenvolvimento e de um fundo de reservas para proteção de crises.
 
Há aspectos simples e práticos, como onde vai ser a sede dos Brics para facilitar a vida entre quem vem de lugares distantes como Brasil, África do Sul, Índia, Rússia e China.
 
“Essas reuniões são para estreitar os laços e descobrir complementaridades para que nós possamos crescer juntos enquanto os países avançados resolvem os seus problemas”, afirma Guido Mantega.