sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Guiné-Bissau: Abdu Mane Exonera Magistrados do Processo «JOMAV»


Bissau - O Procurador-geral da República, nomeado após o golpe de Estado de 12 de Abril, procedeu quinta-feira, 7 de Fevereiro, à exoneração de dois dos três magistrados do Ministério Público detentores do processo do antigo ministro das Finanças, José Mário Vaz (JOMAV).
 
Trata-se de Teresa Alexandrina da Silva e de Hermenegildo Pereira, afastados do referido processo e substituídos por Romelo Barai e Pansau Natchare, segundo informação avançada à PNN por uma fonte bem colocada junto do sistema.

Através de despacho datado de 7 de Fevereiro, Abdu Mane justificou a sua decisão com a necessidade de reformulação da comissão criada a 5 de Dezembro para combate aos crimes fiscais, ao branqueamento de capitais, ao enriquecimento ilícito, à corrupção, à administração danosa e à associação criminosa.


Segundo a mesma fonte da PNN, Teresa Alexandrina da Silva e Hermenegildo dos Santos terão sido afastados das suas funções por discordarem em assinar um documento que autoriza a prisão efectiva de JOMAV, após este ter sido ouvido durante os dois últimos dias.

Com esta orientação de Abdu Mane, a nova equipa vai ser dirigida por Badoo, que desempenhará funções de Presidente, Romelo Barai e Pansau Natchare.

José Mário Vaz ainda permanece nas instalações da Polícia Judiciária em Bissau, aguardando o desfecho da guerra interna no Ministério Público, para que possa ser apresentado ao Juiz de Instrução Criminal, Braima Bangura.