sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Minério de Ferro e Petróleo Permitem Crescimento de 32% do PIB na Serra Leoa

 
 
 
 
 



A Serra Leoa -A Serra Leoa é um país anglófono que saiu de uma guerra civil10 anos, apresenta o maior crescimento do PIB em 2012, situando-se nos 32%, segundo o FMI.

No ano anterior o crescimento foi de 5,1% e a projeção para este ano é de 9,3%. A extração de diamantes, bauxite e petróleo no off-shore sustenta o crescimento do país que, entretanto, está a ganhar com a estabilidade política, tendo ultrapassado o Gana como a história de maior sucesso no continente.
 
Ernest Bai Koroma tem vindo a atrair um grande número de investidores estrangeiros para as várias indústrias e está a ganhar popularidade, avança o Afrik53.

A segundo economia mais ativa na África subsariana é a do Níger, que cresceu 14% em 2012, mas esta performance está ligada à exploração do petróleo, o que cria debilidades estruturais.
 
Os analistas estimam um crescimento de 6,6% para este país em 2013, mas alertam para o perigo da radicalização da política que poderá levar à paragem da economia e à saída dos investidores externos. Angola é o terceiro país com melhores resultados na economia.

O PIB subiu 9,7% no ano passado, devendo chegar aos 7% este ano. Angola tem vindo a bater-se com a Nigéria como primeiro produtor africano de petróleo.