quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Alberto Nambeia Eleito Presidente do PRS


Guiné-Bissau-Alberto Nambeia foi eleito sábado presidente do Partido da Renovação Social no decorrer do IV congresso da formação, marcado pela desistência do líder histórico - Kumba Ialá.

Alberto M'Bunhe Nambeia, deputado da Assembleia Nacional, obteve 562 votos. Num universo de 801 delegados, Baltazar Cardoso obteve 123 votos, Sola N'Quilin 70, e o militante Aladje Sonco 22 votos. O quarto congresso do PRS elegeu também Florentino Mendes Teixeira (antigo secretário de Estado do Plano e Orçamento) como secretário-geral do partido, deixando pelo caminho Carlitos Barai e Máximo Tchuba.

Com 48 anos, Alberto Nambeia, como Kumba Ialá também no grupo fundador do PRS, disse após a vitória que terá como prioridades "unir a família PRS" mas também "unir a família guineense", e deixou elogios a Kumba Ialá.

O líder histórico marcou o conclave anunciando a despedida, "não da política mas das disputas de mandatos e de cargos políticos partidários". Num discurso de agradecimentos e de elogios a um congresso que mostrou "um PRS unido, mobilizado e determinado", Kumba Ialá citou o Velho Testamento para dizer que "tudo tem o seu tempo determinado" e que a decisão de desistir da corrida à presidência decorreu "do reconhecimento de que o tempo, os novos costumes políticos e as circunstâncias" lhe indicavam esse caminho.


"O golpe de Estado de 12 de Abril pode ter feito cair o governo. Mas fez levantar o PRS. E vai fazer levantar o país. Um país que pode contar comigo, um país que pode contar connosco, um país que pode contar com o PRS", disse Kumba aos delegados.