Nigéria-As tropas nigerianas mataram a tiros pelo menos 30 pessoas durante ataques na cidade de Maiduguri, no nordeste do país e bastião da seita radical islâmica Boko Haram, afirmaram testemunhas e funcionários de um hospital, esta Sexta-feira.
Boko Haram diz querer criar um Estado islâmico na Nigéria. Os seus combatentes mataram centenas de pessoas em ataques a bomba e armados dirigidos a forças de segurança, políticos e civis desde que iniciaram as suas acções, em 2009.
seita tornou-se a maior ameaça ao país, o maior produtor de energia da África. Três testemunhas disseam à Reuters que os soldados da Força de Tarefa Conjunta (JTF, em inglês) invadiram vários bairros em Maiduguri, noite da Quinta-feira, e prenderam ou mataram a tiros dezenas de jovens.
"Os soldados invadiram lugares com um informante que apontou para os suspeitos de terrorismo e eles só mataram alguns deles no local, outros foram levados", disse à Reuters um funcionário público que viu os ataques e que pediu para não ser identificado.
Ele disse ter visto mais de quarenta corpos. A Amnistia Internacional afirmou num estudo, Quinta-feira, que a JTF cometeu abusos aos direitos humanos na sua luta contra o Boko Haram, que tem ajudado a insuflar a insurgência.