segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pelo Menos Seis Mortos em Tiroteio Numa Caserna na Guiné-Bissau

Bissau-Pelo menos seis pessoas morreram, entre estes cinco atacantes, num assalto à caserna dos "Boinas Vermelhas", em Bissau, capital da Guiné-Bissau, palco de um golpe de Estado em 12 de Abril.

O sexto morto é a sentinela que estava de guarda à entrada da caserna, alegadamente morto pelo chefe do comando que conduziu o assalto, o capitão Pansau N'Tchama, que depois ficou com a arma da vítima, contou uma testemunha, à Agência France Press (AFP).

Membro da unidade deleite do Exército, os Boinas Vermelhas", da caseira atacada perto do aeroporto de Bissau, o capitão Tchama regressara há pouco tempo de Portugal, onde estava em formação militar desde 2009.

Pansau N'Tchama é considerado o chefe de um comando que assassinou, em Março de 2009, o então presidente da república, João Bernardo Vieira, poucas horas após o assassinato do então Chefe de Estado Maior das forças armadas da Guiné-Bissau, Batista Tagmé Na Waie.

O comando falhou o assalto à caserna dos "Boinas Vermelhas" e, após uma troca de tiros de cerca de uma hora, o capitão Tchama e os seus homens puseram-se depois em fuga e estão a ser ativamente procurados pelo Exército da Guiné-Bissau.