segunda-feira, 10 de setembro de 2012

APEC: Rússia Propõe União Aduaneira Como Base de Integração Econômica com a Região da Ásia-Pacífico

Rússia-A Rússia atuará firmemente para que a União Aduaneira – bloco formado pela Federação Russa, o Cazaquistão e a Bielorrússia – seja uma ponte entre a Europa e os países da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
 
A afirmação foi feita pelo Presidente Vladimir Putin sexta-feira, 7, na abertura da reunião empresarial realizada no âmbito do encontro da APEC em Vladivostok. Nestes sábado e domingo, 8 e 9, chefes de Estado e de Governo e ministros dos 21 países formadores do grupo Ásia-Pacífico farão a reunião de cúpula da organização.
 
Em sua fala na conferência empresarial, o Presidente Putin destacou que vários membros da APECCooperação Econômica Ásia-Pacífico já têm acordos comerciais bilaterais com os três países do espaço econômico comum chamado União Aduaneira, e que este espaço oferece sua infraestrutura aos países da área em torno do Pacífico, na Ásia, na Oceania e nas Américas.
 
A reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico começou no domingo, 2, na ilha Russky, na cidade de Vladivostok, região do Primorie. Esta é a primeira vez que a Rússia, membro da APEC desde 1998, está hospedando a cúpula do grupo, criado em 1989 para promover a cooperação econômica entre os países e regiões da Ásia e do Pacífico.