terça-feira, 7 de agosto de 2012

Economias Africanas Continuam a Crescer


Angola-Enquanto a zona do euro e os Estados Unidos sofrem para encontrar um meio para estimular o crescimento económico, alguns países de África devem encerrar o ano com expansão acima de seis por cento, apontam estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O  FMI  considera “favoráveis” as perspectivas da economia angolana em 2012, apesar do recente declínio dos preços do petróleo, a principal fonte das receitas orçamentais, no mercado internacional.

“O ritmo da actividade económica deve acelerar, com um crescimento global próximo dos sete por cento, como resultado da produção de petróleo. Os sectores da energia, transportes e construção são susceptíveis de beneficiar numa escala gradual de programas de investimento público”, assinala a avaliação do FMI.

A instituição alerta para o facto de a produção agrícola e de alimentos poder ver os preços afectados pelos efeitos da seca da última época agrícola.
 
Em 2012, África deve ter um crescimento de seis por cento e nos próximos cinco anos, as economias da República Democrática do Congo, Etiópia, Gana, Moçambique, Nigéria, Tanzânia e Zâmbia devem crescer a uma média de 7,2 por cento ao ano.