quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Chefe Muçulmano no Norte Para Negociar Com Islamitas

Mapa do Mali
Mapa do Mali


Bamako - O presidente do Alto conselho islâmico do Mali (HCIM), Mahmoud Dicko, encontrava-se segunda-feira em Gao, no norte do Mali, para negociar com os grupos islâmicos armados que operam há quatro meses nesta região.

O presidente do Alto conselho islâmico, Mahmoud Dicko, chegou domingo a Gao para engajar as negociações com os grupos que estão no terreno para que o Estado maliano retome o controlo de todo o país", declarou um membro da caravana Dicko. "Iremos nos encontrar com os nossos irmãos malianos. Se eles são muçulmanos como nós, não há razões para que não encontremos uma solução", acrescentou.

Outras fontes contactadas em Gao pela AFP confirmaram a presença da delegação do HCIM liderada por Mahmoud Dicko.

Dicko deverá especialmente discutir "vários dias" com Iyad Ag Ghaly, líder do movimento islamita Ansar Dine (Defensores do Islão), que sempre afirmou que o seu interlocutor no Mali é o Alto conselho islâmico, segundo as mesmas fontes.

É por intermédio do HCIM que Iyad Ag Ghaly negociou a libertação, em Abril, de 160 soldados malianos feitos prisioneiros no início da ofensiva lançada no Norte em Janeiro pela rebelião touareg do Movimento nacional de libertação de Azawad (MNLA) e grupos islamitas armados.

Estes grupos, Ansar Dine e Movimento para a união e a jihad na África do Oeste (MUJAO), aliados à Al-Qaeda no Maghreb islâmico (Aqmi), retiraram seguidamente o MNLA da região que ocupam totalmente desde finais de Março e onde começaram a aplicar a charia (lei islâmica) que querem impôr em todo o Mali.

Contrariamente ao MNLA, os grupos islamitas não reclamam a independência do norte do Mali.