segunda-feira, 16 de julho de 2012

Presidentes do Sudão e Sudão do Sul Participam na Cimeira da UA


Addis Abeba - Os presidentes do Sudão Omar el-Béchir e do Sudão do Sul Salva Kiir, encontraram-se pela primeira vez, desde os combates que opuseram os respectivos exércitos entre Março e Maio, ao participaram sábado, em Addis Abeba, a uma cimeira da União Africana (UA), sobre a crise no continente.

Nenhum dos dois chefes de Estado prestou declarações à sua chegada, segundo constataram os jornalistas no local.

Vários chefes de Estado africanos, participaram por seu turno, a uma reunião do Conselho de Paz e Segurança da UA, órgão encarregue de analisar as crises políticas no continente.

Com a inssureição islamita no norte do Mali, as tensões entre os dois países figuram entre os pontos mais importantes dessa reunião, convocada para ontem (domingo) e que decorre ainda nesta segunda-feira, na capital etíope, sede da organização continental.

As negociações entre os dois países, foram retomadas em Maio, em Addis Abeba, sem reais progressos de momento, sobre os principais diferendos ainda suspensos: traçado fronteiriço, questão do petróleo e o estatuto das zonas contestadas.

O mediador da UA na crise sudanesa, o antigo presidente sul-africano Thabo Mbeki, deve apresentar no CPS o seu relatório sobre a evolução das negociações.