Presidente sul-africano, Jacob Zuma |
Joanesburgo-O presidente sul-africano, Jacob Zuma, manifestou-se "honrado" pela eleição da sua ex-esposa e ministra do Interior, Nkosazama Dlamini -Zuma a frente da Comissão da União Africana (CUA), indicou fonte oficial.
O presidente manifestou a sua grande "satisfação" pela confiança que a africanos depositaram a candidata da África Austral ", segundo um comunicado da presidência sul-africana.
"Com essa nomeação, Dlamini -Zuma, que serviu o nosso país com distinção", deverá também servir o continente, lê-se no documento.
Dlamini-Zuma, antiga pediatra, é a primeira mulher eleita para presidir a CUA, em substituição do gabonês Jean Ping.
Sua eleição foi marcada por vários meses de lobby do Governo sul-africano, apoiado por catorze outros países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
"Quero agradecer a todos os Estados membros da SADC e a todos os líderes da União Africana pelo seu trabalho árduo, que ajudou a garantir uma eleição bem sucedida", disse Zuma.
O presidente sul-Africano vai anunciar em breve os "ajustes necessários para permitir o empossamento de Dlamini-Zuma, o mais rápido possível". Por conseguinte, será nomeado um novo ministro interior, acrescenta a fonte.