quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estados Unidos Advertem Seus Cidadãos Sobre os Riscos de Atentados

Lagos - A embaixada dos Estados Unidos na Nigéria alertou  quarta-feira passada, os seus cidadãos contra os riscos de atentados durante o período da festa nacional americana, a assinalar-se a 04 de Julho de 1783, nesse país da África do oeste, a braços com uma insurreição islamista.

"A missão diplomática americana na Nigéria endereça esta mensagem de urgência a todos os cidadãos americanos, para preveni-los sobre possíveis ameaças contra as instalações americanas durante à semana de tolerância por ocasião da festa nacional de 04 de Julho de 1783", segundo um comunicado inserido no site da Embaixada.

Abuja, a capital federal nigeriana, foi assolada na noite de terça-feira passada, por uma explosão num centro comercial, muito frequentado por locais e estrangeiros. Não se registaram vítimas.

Cidadãos norte-americanos que vivem em Abuja, devem ficar longe dos lugares de culto e dos centros comerciais e regressar às suas casas antes da meia-noite, segundo o comunicado.

O grupo islâmico Boko Haram, efectuou nos últimos meses uma série de ataques, visando principalmente as igrejas.

A embaixada "procura com o governo nigeriano reforçar as medidas de segurança", sobretudo durante as festividades de 04 de Julho, acrescenta o mesmo comunicado.

Em Junho, os Estados Unidos colocaram na sua lista negra de terrorismo, três líderes de Boko Haram. A organização em si, não figura nesta lista.

O grupo já atacou a capital da Nigéria, no passado, mais concretamente durante um atentado suicida contra um edifício das Nações Unidas, que causou 25 mortos em Agosto último.