quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cronologia das Grandes Datas da Vida de Nelson Mandela


Nelson Mandela,primeiro PR negro da África do Sul
Nelson Mandela,primeiro PR negro da África do Sul

Joanesburgo - Eis as grandes datas da vida do antigo líder da luta anti-apartheid, primeiro presidente negro da África do Sul e prémio Nobel da Paz Nelson Mandela, que festeja os seus 94 anos quarta - feira última:




- 1918: 18 de Julho: Nascimento no clã Thembu, família real da etnia xhosa, na aldeia de Mvezo no Transkei (sudeste).
- 1939: Entrada na Universidade de Fort Hare, o único centro, na época, de ensino superior para os negros na África do Sul.
- 1941: Eleito representante dos estudantes, excluídos da Universidade por ter mostrado a sua solidariedade com um boicote de estudantes descontentes com a qualidade da alimentação. Desloca-se seguidamente a Joanesburgo para escapar de um casamento arranjado.
- 1942: Encontra um emprego de gabinete numa sociedade de advogados em Joanesburgo, após ter obtido uma licenciatura em direito por correspondência.
- 1943: Torna-se membro do Congresso Nacional Africano (ANC), ao lado de Walter Sisulu.
- 1944: Reencontra e casa-se com a enfermeira Evelyn Mase, prima de Sisulu, que lhe deu dois filhos e duas filhas.Funda a Liga da juventude do ANC com Sisulu, Oliver Tambo, Anton Lembede e Peter Mda.
- 1949: Entra ao Comité nacional executivo do ANC.
- 1952: Designado chefe da "Campanha de desafio" não violenta contra as leis segregacionistas.Primeira detenção após uma manifestação e duas noites na prisão.Julgado por infracção à lei sobre a supressão do comunismo, condenado a nove meses de prisão por sentença suspensa.Abre um escritório de advogados com Oliver Tambo.
- 1956: Preso, juntamente com 155 militantes, por alta traição. A instrução do processo dura três anos.
- 1957: Sob liberdade provisória, Mandela, em instância de divórcio, encontra Nomzamo Winnifred "Winnie" Madikizela, com quem se casa em 1958. Eles têm duas filhas.
- 1960: Interpelado e detido de Março a Agosto, com centenas de outros militantes, nos termos de estado de emergência.
- 1961: Absolvido juntamente com os seus co-acusados no processo por alta traição.Dezembro: "Lança a ala armada do ANC, Umkhonto weSizwe (MK, "Lança da Nação"), da qual se torna o comandante em chefe".
- 1962: Périplo africano para encontrar apoio político e financiar a nova organização.Agosto: Preso em Howick (leste) e condenado a cinco anos de prisão por incitação à greve e por sair do país sem autorização.
- 1963: Durante a sua pena, os principais dirigentes do ANC incluindo Sisulu, Govan Mbeki e Ahmed Kathrada, são presos no seu esconderijo de Rivonia (norte de Joanesburgo). Mandela é acusado com eles de sabotagem.
- 1964, 12 Junho: Mandela e os seus co-acusados escapam da pena de morte, mas são condenados à prisão perpétua e enviado à ilha de Robben Island, ao largo da Cidade de Cabo, onde cumpre a sua pena com a matrícula de prisioneiro 46664.
- 1982: Sob fundo de mobilização internacional crescente para a sua libertação, Mandela é transferido à prisão de Pollsmoor, perto da Cidade do Cabo.
- 1988: Mandela é transferido para a prisão - residência Victor Verster, onde um fluxo crescente de visitantes da oposição e do governo, preparam o terreno para as negociações entre o ANC e o governo.
- 1989: Recebido pelo presidente Pieter W. Botha numa primeira tomada de contacto e depois em Dezembro com Frederik de Klerk, que sucedeu Botha.
- 1990, 11 de Fevereiro: Libertado incondicionalmente por De Klerk, que legaliza o ANC.
Março: Torna-se vice-presidente do ANC, dirigindo de facto ao lado de Oliver Tambo convalescente após um derrame cerebral.
- 1991: Eleito presidente do ANC, supervisiona e dirige as negociações da transição.
- 1993: Prémio Nobel da Paz conjuntamente com Frederik de Klerk.
- 1994, 27 Abril: Primeiras eleições democráticas e multirraciais da África do Sul, triunfadas pelo ANC.10 Maio: Mandela é investido presidente da República da África do Sul.
- 1996: Divórcio com Winnie Madikizela, de quem se separou desde 1992.
- 1997: Cede a presidência do ANC para Thabo Mbeki
- 1998: Casa-se, pela terceira vez, com Graça Machel, viúva do antigo presidente moçambicano Samora Machel.
- 1999: Retira-se da presidência do país, que entrega a Thabo Mbeki após a vitória do ANC nas segundas eleições democráticas do país.
- 1999-2001: Assume a mediação do processo de paz no Burundi após a morte do mediador tanzaniano Julius Nyerere.
- 2005: Anuncia que o seu filho, Makgatho, 54 anos, morreu de sida, "uma doença normal" da qual é necessário falar "abertamente".
- 2009: Pronuncia a sua última mensagem política num encontro eleitoral do ANC, no qual lembra o seu engajamento na luta contra a pobreza.
- 2010: Aparece na cerimónia de encerramento do Mundial-2010 de futebol em Joanesburgo, manifestamente satisfeito. Foi a sua última aparição pública.
- 2011: É hospitalizado por dois dias devido a uma infecção respiratória aguda.