Luanda acolhe, a partir de amanhã e até 1 de Junho, a cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O Director para as questões de Políticas Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores, Sandro de Oliveira, disse em declarações ao Jornal de Angola que durante dois dias a organização vai abordar questões relacionadas com o processo de integração regional.
A agenda da cimeira prevê reuniões da Troika (Angola, Moçambique e Namíbia), do conselho de ministros da SADC e do Órgão para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, com o presidente da SADC, José Eduardo dos Santos.
Amanhã tem lugar a reunião do conselho de ministros da SADC que vai abordar as questões relacionadas com o processo de integração regional. Ainda no mesmo dia acontece a cimeira da Troika, do Órgão de Defesa e Segurança com o Presidente da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Neste encontro, de acordo com o Director para Política, Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores, Sandro de Oliveira, vão ser abordadas questões políticas como a crise de Madagáscar e vai ser analisado o relatório da Troika sobre a campanha da SADC à presidência da Comissão da União Africana.
Angola assumiu a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Agosto de 2011. A SADC é constituída por Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Leshoto, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia. O país preside desde Agosto do ano passado a comunidade de desenvolvimento.