Mapa do Marrocos |
Rabat - Mais de 20 países da Comunidade de Estados do Sahel e do Sahara (CEN - SAD) iniciaram segunda-feira uma reunião ministerial em Rabat destinada a reformar a organização para que possa responder aos desafios da região, sobretudo a nível da segurança.
Após mais de uma década de existência sem grande visibilidade, os países membros da organização concordaram na necessidade de a reorganizar de forma a torná-la mais eficaz e Marrocos assumiu o compromisso, em Janeiro passado, de acolher a reunião destinada ao relançamento da Comunidade de Estados do Sahel e do Sahara (CEN-SAD).
"Vamos fazer uma organização forte e estável para responder aos desafios da região e promover uma cooperação efectiva", afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Saad-Eddine El Othamani, na abertura da reunião de Rabat.
O chefe da diplomacia marroquina apontou a segurança, o combate à ameaça terrorista, ao tráfico de armas e de drogas, à seca e desertificação como problemas que exigem uma resposta. Lembrou ainda a necessidade de garantir a segurança alimentar.
Othamani referiu-se em particular aos problemas que enfrenta o Mali, onde grupos armados separatistas controlam o norte do país.
"Estes problemas podem desestabilizar a região", advertiu o Ministro marroquino, que defendeu a necessidade de uma resposta concertada para que seja garantida a segurança e o desenvolvimento desta sub-região africana.
Na mesma sessão de abertura da reunião, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Tchad, Moussa Faki Mahamat, que preside ao Conselho Executivo da CEN-SAD, lembrou que a proposta de reforma da organização surgiu em finais 2010 e é anterior aos "acontecimentos na Líbia", sede da organização, procurando afastar a ideia de que a "nova" Comunidade de Estados do Sahel e do Sahara surgiu após o desaparecimento de Kadhafi e a derrocada do seu regime, em 2011.
A revisão dos textos da organização que sair dessa reunião de Rabat deverá ser aprovada numa cimeira de chefes de Estado da CEN-SAD a realizar no Tchad, possivelmente ainda este ano.
A Comunidade de Estados Sahelo Saharianos(CEN-SAD) é uma organização regional criada a 04 de Fevereiro de 1998, em Tripoli (Líbia),envolvendo o Burkina Faso, Mali, Níger, Sudão e o Tchad .
A CEN - SAD foi estabelecida para criar uma união económica que inclui os Estados Sahelo-Saharianos e tem como missão o estabelecimento de programas de desenvolvimento conjunto nas áreas de agricultura, indústria, energia bem como nos aspectos sociais e culturais.
A Comunidade é um acordo para a integração, procura trabalhar conjuntamente com outros acordos de integração africanos e com a União Africana (UA), para fortalecer a paz, a segurança e a estabilidade além de conseguir um crescimento sustentável.
São Estados - membros do CEN - SAD: Benin; Burkina Faso; Côte d'Ivoire; Comores; Djibuti; Egipto;Eritreia; Gâmbia; Ghana; Guiné -Bissau; Guiné - Conakry; Líbia; Libéria; Mali; Marrocos; Níger; Nigéria; RCentro-Africana; Senegal; Serra -Leoa; Somália; Sudão; Tchad;Togo e Tunísia.