sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reino Unido Injecta 123 Mil Milhões na Banca

Londres-O ministro britânico das Finanças, George Osborne, anunciou quinta-feira à noite, um pacote de ajuda ao sistema financeiro no valor de 100 mil milhões de libras, qualquer coisa como 123 mil milhões de euros.

Este empréstimo é uma injeção de liquidez na economia britânica a dois dias das eleições na Grécia, com o governo inglês a protagonizar uma jogada de antecipação: porque «antes de melhorar, as coisas vão piorar na Zona Euro», acredita Osborne, que avisa para o perigo de Atenas deixar a moeda única.

«O governo - com a ajuda do Banco de Inglaterra - não vai ficar de fora e não fazer nada enquanto a tempestade [da dívida na Zona Euro] se adensa», justificou o governante, segundo a CNN.

Por isso, ambos quiseram «implementar um novo poder de fogo» para evitar que a turbulência na região que partilha a moeda única possa levar a uma grave crise de crédito e a juros mais altos no Reino Unido. A ideia é aproveitar a disciplina orçamental e credibilidade do país nos mercados para desencadear uma política monetária mais agressiva assente na oferta de empréstimos mais baratos às empresas e famílias.


Espera-se que o pacote consiga suportar a concessão de novos empréstimos no valor estimado de 80 mil milhões de libras (mais de 98 mil milhões de euros). Será também ativado um esquema de emergência, que consiste na cedência de seis meses de liquidez aos bancos em parcelas não inferiores a 5 mil milhões de libras por mês (acima de 6 mil milhões de euros).

O Governo e o Banco de Inglaterra vinha trabalhando neste plano, secretamente, há algumas semanas, segundo o «Sun». A injeção de dinheiro na banca numa dimensão destas é a mais ambiciosa iniciativa anunciada por Osborne em direção, assim espera, ao crescimento.

Em suma, o Reino Unido quer combinar uma política orçamental apertada com uma política monetária ativa. E jogar pelo seguro face à nuvem negra que paira na Zona Euro.