terça-feira, 23 de abril de 2024

A lista surpresa

 Disse-me uma vez um reputado obstetra que parto seguro é aquele que já aconteceu. Lembrei-me desta frase no final do dia de ontem, quando os jornais e as televisões e as rádios tiveram um ligeiro sobressalto ao se confirmar que afinal, em vez de Rui Moreira, o cabeça de lista da AD às eleições europeias era Sebastião Bugalho. Porque lista fechada e segura - e isto dizem os jornalistas - é aquela que é oficial.


anúncio de Rui Moreira como o homem escolhido para encabeçar a lista da AD foi feito por Marques Mendes no comentário dominical na SIC. As reações sucederam-se. Comentadores comentaram, críticos criticaram, apoiantes apoiaram. O próprio Rui Moreira parecia confirmar a informação: “É um projeto que me atrai”, disse ele num outro espaço de comentário televisivo, desta feita na CNN.

Logo apareceu um manifesto, assinado por vinte autarcas social-democratas a insurgir-se contra esta ideia de retirar Rui Moreira da câmara do Porto para o mandar para Bruxelas. Seria uma “traição aos portuenses, aos militantes, simpatizantes e autarcas eleitos pelo PSD”.

Comentadores comentaram, críticos criticaram, apoiantes apoiaram. Do Luxemburgo o ministro Paulo Rangel comentou o manifesto: “Não podemos confundir política local com política nacional e muito menos com política europeia. Quem está a fazer política nacional e europeia obviamente não se preocupa nada com essas questões de lana-caprina.”

Pelas 19h00 começou a circular a notícia de que Rui Moreira já não ia integrar as listas. Teria recusado ao saber que o seu nome não era o primeiro, mas há versões distintas para o que aconteceu. Menos de uma hora depois, o desfecho: o cabeça de lista da AD é Sebastião Bugalho, comentador da SIC e colunista do Expresso.

À SIC, Rui Moreira contou a sua versão afirmando que o PSD não está a dizer a verdade sobre a hipotética candidatura que nunca aconteceu"Sou presidente da Câmara do Porto. Por mim e pelo cargo que ocupo, nunca aceitaria, seja o Bugalho ou outro qualquer.”

No PS, a revolução nas listas foi controlada e os nomes são de peso. A escolhida para encabeçar as listas foi Marta Temido, logo seguida de Francisco Assis e de Ana Catarina Mendes. Pedro Nuno Santos quis passar uma mensagem de tranquilidade, no processo e no seu desfecho, por oposição ao que estava a acontecer no PSD, isto apesar de não ter sobrado um único nome dos anteriores eurodeputados do PS.



Mais notícias:

Negociações avançam. A ministra da Administração Interna anunciou que vai apresentar, no dia 2 de maio, uma proposta de atribuição de um subsídio aos elementos da PSP e GNR. O anúncio foi feito no final do primeiro dia de reuniões com os representantes sindicais das forças de segurança.

IRS

Os partidos avançaram com propostas alternativas à anunciada pelo Governo. Direita propõe isenção de IRS até aos 1000 euros ou a redução do número de escalões. A esquerda prefere o aumento da dedução específica. Só Chega e IL garantem viabilizar proposta do Governo, mesmo sem alterações. O PS também veio apresentar novas reduções nos escalões mais baixos IRS.

Lucília Gago

Com os sucessivos reveses que a investigação do caso que envolve o ex-primeiro-ministro António Costa tem tido nos tribunais, os apelos à demissão de Lucília Gago não param. Só o Governo pode dar início a um processo de afastamento da procuradora-geral da República.

Guerra na Ucrânia

Projéteis de artilharia e mísseis antiaéreos são as necessidades mais urgentes, mas a diferença entre o número de tropas continuará a contar no terreno, com Moscovo em vantagem. Ainda assim, analistas explicam de que forma a ajuda aprovada pelos EUA poderá evitar uma derrota ucraniana.

Novas regras da UE 

Está prevista a diminuição da dívida de, pelo menos, um ponto percentual ao ano para os países com um rácio da dívida superior a 90% do PIB, como é o caso de Portugal. Parlamento Europeu deve aprovar esta terça-feira as novas diretrizes.

Corais a morrer 

Os recifes de coral abrigam 25% todas as espécies marinhas e várias indústrias, da pesca ao turismo, dependem destes ecossistemas. Por causa do aquecimento dos oceanos o mundo está a atravessar mais um evento em massa de branqueamento de corais. Na Austrália, a maior estrutura viva do mundo está a sofrer o pior episódio de que há registo.


Frases:

“O Porto nunca perdoou a quem o abandona”

Manifesto contra a escolha de Rui Moreira para cabeça de lista às europeias assinado por 20 autarcas

“Um comentador com a tua relevância saltar directamente de um estúdio de televisão para cabeça de lista da AD mina a relação dos portugueses com o jornalismo”

João Miguel Tavares, sobre a candidatura de Sebastião Bugalho

"Esperamos que, no sábado contra o SC Braga, só as pessoas que queiram apoiar os jogadores vão ao estádio”

Roger Schmidt, no final do jogo contra o Farense, acerca dos assobios dos adeptos à equipa

“A Europa está a tornar-se o continente que aquece mais rapidamente na Terra"

Samantha Burgessa, diretora-adjunta do Copernicus.