sexta-feira, 14 de agosto de 2015

INE Confirma Retoma Moderada, China e Grécia são Focos de Tensão

A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre face ao período homólogo e 0,4% face ao trimestre anterior, no que é uma estabilização do ritmo. Depois da devastação causada pela recessão de 2009 e pelo resgate entre 2011 e 2014, a economia recupera terreno perdido, embora esteja ainda distante do nível pré-crise. A procura interna - consumo e investimento - puxam pela economia, explica o INE.
 
Na Europa, o ritmo de crescimento abrandou ligeiramente face ao trimestre anterior, com Alemanha, França e Itália - as três maiores economias - a registarem valores abaixo do esperado. A economia da zona euro cresceu 0,3% face ao trimestre anterior e 1,2% em termos homólogos. O ritmo continua a desapontar analistas e decisores políticos - o Banco central Europeu já sinalizou que pode ajustar os estímulos para ajudar a retoma. Uma das excepções está na economia espanhola, maior destino das exportações portuguesas, que cresceu 3,1% no segundo trimestre.
 
A China é uma das fontes de incerteza para as exportações e o crescimento europeu - e continua a marcar o andamento dos mercados. As desvalorizações do iuan esta semana prolongaram esta manhã a tendência de queda nas bolsas europeias e de desvalorizações cambiais em vários países emergentes. A generalidade das praças europeias seguia a perder ao início da tarde, com o Euro Stoxx a deslizar 0,8%. Em contramão seguiu a praça portuguesa, que ganhava 0,49% ao início da tarde, com a Jerónimo Martins a liderar os ganhos (mais de 4%).
 
Em Atenas, a política está a ferro e fogo. Depois de uma longa maratona parlamentar na madrugada passada - que terminou com a aprovação das medidas do terceiro resgate - o primeiro-ministro grego pediu um voto de confiança. Alexis Tsipras tem pelo menos 47 rebeldes na sua bancada parlamentar - incluindo o ex-ministro Varoufakis - e força uma moção de confiança. Se não tiver maioria já sinalizou que irá para eleições antecipadas.