quarta-feira, 22 de abril de 2015

Uma Nova Via. E as Dúvidas

Resultado de imagem para Portugal
Portugal-As propostas económicas do PS fazem hoje a manchete do Expresso, como não podia deixar de ser.  Ricardo Costa, Henrique Monteiro e Bernardo Ferrão analisam as 95 páginas do documento e tentam responder à questão crucial:  como se paga a dívida, que pode vir a aumentar com estas medidas.

Uma coisa é certa: há agora dois caminhos claros em matéria económica, o da maioria e o do PS.  Os socialistas querem acelerar a devolução dos salários à Função Pública e acabar com a sobretaxa do IRS bem mais depressa que o Governo. Quanto á Taxa Social Única pretendem reduzir a contribuição dos trabalhadores, o que deixa a maioria com os cabelos em pé, dizendo desde que já que  este caminho só pode culminar com o regresso da troika.  

Incontornável é  Mário Centeno, o economista que coordenou o grupo de trabalho que elaborou as propostas. Traçamos o perfil deste economista liberal, polémico, doutorado em Harvard e quadro do Banco de Portugal.

O drama dos emigrantes que tentam atingir a costa europeia em busca de um futuro melhor e morrem às centenas no Mediterrâneo está a merecer um conjunto de medidas por parte da União Europeia, que analisamos em detalhe.

Quem também planos e os vai apresentar é  o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Os planos são para  o mercado do Bolhão e visam torná-lo um ponto incontornável de atração da cidade invicta.

Finalmente, no plano internacional,  o líder do Estado Islâmico foi gravemente ferido, mas desconhece-se se isso pode ter enfraquecido a organização terrorista.