quinta-feira, 28 de agosto de 2014

FT: BCE Contrata BlackRock para Preparar Compras de Dívida Titularizada

 
O Banco Central Europeu (BCE)-A instituição liderada por Mario Draghi terá contratado os serviços da gestora de fundos norte-americana no intuito de desenhar um esquema de compra de dívida titularizada, que ajude a combater a inflação baixa que se abateu sobre a Zona Euro.

O Banco Central Europeu (BCE) terá contratado os serviços da BlackRock para contribuir com apoio técnico no delineamento de um programa de compra de dívida titularizada ("asset backed securities"), por parte da instituição liderada por Mario Draghi, a fim de combater os riscos de deflação que se gerou na Zona Euro.
 
De acordo com o Financial Times (FT), a unidade de consultadoria financeira da gestora de fundos norte-americana, a BlackRock Solutions, vai apoiar o BCE a desenhar um esquema de compra de instrumentos de dívida titularizada, por forma a flexibilizar as condições de concessão de crédito às empresas europeias.
 
Neste tipo de activos, cujo mercado é pouco desenvolvido na Europa, os bancos "empacotam" receitas provenientes de activos como créditos imobiliários e cartões de crédito, vendendo-os depois aos investidores na forma de um instrumento de rendimento fixo. O BCE acredita que estimular este mercado ajudaria a baixar os custos de financiamento das empresas, aumentar a concessão de crédito e reduzir a dependência das empresas da Zona Euro do sector bancário.
 
A intenção de avançar com um programa deste género foi anunciada por Mario Draghi em Junho e após a última reunião do Conselho de Governadores o presidente do BCE indicou que os trabalhos de preparação deste plano estavam a "avançar rapidamente". 
 
No encontro anual de banqueiros centrais que decorreu na sexta-feira passada em Jackson Hole, nos EUA, o italiano Mario Draghi abandonou o discurso de defesa das políticas de austeridade e apelou para que fossem adoptadas, por parte dos países do euro, políticas de estímulo à economia.
 
Nessa altura, Draghi deixou no ar a possibilidade de o BCE vir a assumir a opção por uma política de compra de obrigações – incluindo dívida pública – à imagem da aposta prosseguida, como resposta à crise internacional, pela Reserva Federal norte-americana, uma prática de expansão monetária conhecida como "quantitative easing".
 
A BlackRock Solutions já detém experiência de trabalho ao nível de apoio técnico prestado a instituições europeias. A Grécia contratou os seus serviços de assessoria para análise das contas dos seus quatro maiores bancos, tendo também trabalhado com o banco central da Irlanda durante a crise das dívidas soberanas da Zona Euro, nota o FT.