terça-feira, 1 de abril de 2014

UE/África: Mugabe não Participará na Cimeira de Bruxelas



Robert Mugabe-Robert Mugabe, presidente do Zimbabué, não vai participar na IV Cimeira União Europeia - África porque à mulher, Grace, não foi concedido visto para viajar para Bruxelas, informou domingo último o diário oficial Sunday Mail.  
 
"O Presidente Mugabe não vai viajar à cimeira e não haverá nenhuma delegação zimbabueana na cimeira. Isto significa que o nosso assento ficará vazio", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros zimbabueano, Joey Bimha.
 
O encontro vai reunir nesta quarta e quinta-feira, em Bruxelas, chefes de Estado e de governo dos dois continentes e os líderes das instituições da União Europeia e da União Africana.
 
Mugabe, de 90 anos, e Grace, de 48, estão proibidos de viajar para a UE e são alvo de uma ordem de congelamento de ativos, depois de mais de uma década de alegados abusos de direitos humanos e de irregularidades eleitorais.
 
A UE levantou a proibição para permitir a Mugabe deslocar-se a Bruxelas, mas anulou o pedido de visto de Grace, alegando que a Cimeira UE-África não tem um programa para os cônjuges dos chefes de Estado.