segunda-feira, 14 de abril de 2014

“HOJE HÁ MUITOS MANDELAS NA ÁFRICA DO SUL”

África do Sul-O professor John Volmink considerou que a morte de Nelson Mandela foi seguida pelo “receio” de que “o caos” se instalasse na África do Sul, mas tal “não aconteceu” e hoje o país tem “muitos Mandelas”.


Em entrevista à Lusa, em Lisboa, onde está para participar nos trabalhos de criação de uma rede internacional de Academias Ubuntu, o professor universitário sul-africano apresentou-se como “um micro-mandela”, que tenta “continuar a construir o sonho” do histórico líder negro contra o apartheid.

“Hoje, há muitos, muitos Mandelas na África do Sul”, garantiu, reconhecendo que “havia muito receio que, uma vez que Mandela partisse, se instalasse o caos e as pessoas se matassem umas às outras”. Porém, “isso não aconteceu”, o que confirmou a "verdadeira liderança” de Mandela.

“Os piores líderes são os temidos, os líderes bons são admirados, mas os melhores líderes são os que, terminado o seu trabalho, levam as pessoas a dizer ‘conseguimos’. Agora, nós não pensamos em Mandela diariamente, mas o espírito dele vive em nós”, explicou John Volmink.

“Sabemos que o melhor líder desta era viveu na África do Sul, mas ele nunca escreveu um livro nem desenvolveu um manual sobre liderança, porque ele é um livro”, distinguiu, assinalando “o privilégio” que o país teve por conviver com Nelson Mandela durante 24 anos, depois de este ter passado 27 preso.

John Volmink destacou que o primeiro Presidente negro da África do Sul “recorria muito” à tradição oral africana. “Nós falamos dos assuntos, não [recorremos aos] grandes livros em bibliotecas, isso é mais a tradição ocidental. Em África, partilhamos ideias, sentamo-nos juntos, falamos… Mandela fazia muito isso. Esse é o espírito ubuntu, que nos consciencializa de que estamos ligados uns aos outros”, disse.

As Academias Ubuntu espalhadas pelo mundo – em Portugal coordenada pelo Instituto Padre António Vieira – vão reunir-se hoje, na Fundação Gulbenkian, com o objetivo de criarem uma rede global.

John Volmink teve um papel central na reforma curricular do ensino pós-apartheid. Em 1994, havia “currículos escolares diferentes” para cada comunidade, “um para negros, outro para brancos, outro para indianos, etc.”, recordou.

O Governo de Mandela começou a trabalhar “num só” currículo, que “abraçasse toda a gente” e “removesse” todos “os termos ofensivos”, transmitindo valores de confiança, respeito e compaixão.

Não foi tarefa fácil, porque, em 1994, os sul-africanos seguiam a “ética da obediência” e viviam “com medo”. Mas, assinalou o professor, “a História não é o que aconteceu na realidade, é o que as pessoas dizem que aconteceu”, o que oferece “uma oportunidade” para a “reinterpretar”.

Por isso, Volmink sempre defendeu um tronco escolar comum e rejeitou “a segregação”, como a que ainda existe, por exemplo, nos manuais dos países que pertenciam à Jugoslávia. “O separatismo é contra o espírito ubuntu, que se baseia na conexão e em dizer ‘o teu medo é também o meu medo'”, enunciou, frisando que é preciso evitar a generalização que diz “todos os negros são assim”.

O professor é um optimista. “Acho que era o Albert Einstein que dizia ‘aprendemos com o passado, aprendemos com o presente, temos esperança no futuro’. A esperança é muito importante, temos de a manter viva”, frisou.

Porém, sublinhou, a esperança exige ação, “não basta dizer que se espera que a situação melhore”, porque isso são “apenas boas intenções”.