Grécia-A Grécia tem um novo partido político. Chama-se “Plano B” e defende a saída do país do Euro e o regresso ao dracma. A eventual saída de Atenas da moeda única tem sido equacionada desde que a crise financeira se abateu sobre o país.
O fundador do “Plano B”, explica porque decidiu avançar com a nova formação política. “A experiência que temos com todas as crises recessivas internacionais diz-nos que nenhum país conseguiu sair da recessão com uma moeda cara que é também usada por uma grande potência económica como a Alemanha.Precisamos de uma divisa que seja competitiva para facilitar as exportações e estimular o mercado interno”, salienta Alekos Alavanos.
Alguns simpatizantes presentes no lançamento do partido concordam com o “Plano B”. “Acredito que uma saída do euro vai dar ao nosso país a possibilidade de desenvolver uma política económica independente a favor do povo. O Euro é um cinto que impede a Grécia de se desenvolver”, afirma Yannis Stavridis, um artesão de cerâmica antiga.
Para já o partido tem apenas 400 militantes mas é a segunda formação criada em menos de uma semana que defende o regresso ao dracma, uma moeda vista por muitos com nostalgia.