Bandeira da Guiné-Conakry |
Conakry- Os prefeitos de duas regiões da Guiné, onde ocorreram violências mortais, nomeadamente em N'Zérékoré (sudeste) e Siguiri (nordeste), foram demitidos através de um decreto do Presidente da República, Alpha Conde.
"Os prefeitos de O ,N'Zérékoré e Siguiri respectivamente, Sanoussy Hassan e Aboubacar Sidiki Kaba, foram afastados das suas funções", indica o decreto emitido segunda-feira à noite pela imprensa estatal, sem especificar as razões, nem novas atribuições de dois homens e seus substitutos.
A decisão presidencial foi divulgada após a violência registada nas duas cidades de prefeituras em que a polícia disparou sobre manifestantes, matando pelo menos seis pessoas.
A 7 de Agosto último pelo menos uma pessoa foi morta a tiros e cinco outras ficaram feridas em Siguiri durante uma manifestação violenta de comerciantes, revoltados por insegurança na cidade.
Na noite de 3 para 4 de Agosto, as forças de segurança dispararam contra moradores que protestavam contra a política de recrutamento da sociedade mineira brasileira do Vale, matando cinco pessoas em Zogota, cidade ligad à prefeitura de N'Zérékoré.
A oposição pediu uma investigação independente sobre esses casos.Uma ONG local denunciou a "violência desproporcional de aplicação e uso de armas de fogo nas manifestações na Guiné."
O Prefeito de N'Zerekore, Sanoussy Hassan, foi convocada em Conacri para ser ouvido como parte de uma investigação do governo sobre a violência.
Domingo último, o Presidente Conde enviou responsáveis originários de N'Zérékoré para se encontrar com as familias lesadas e entregar uma ajuda financeiras.
Os notáveis ??da cidade exigiram a libertação de manifestantes detidos, a demissão das autoridades administrativas e um pedido de desculpas por parte do Estado, segundo a mesma fonte.