São Tomé - Numa decisão que se poderá tornar controversa, o presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa declarou o apoio do seu país à condidatura da sul-africana Nkosasana Dlamini Zuma, para presidente da Comissão da União Africana, informou sexta-feira (9 de Junho) a rádio Voz da América (VoA).
Pinto da Costa fez essa declaração em Luanda onde efectuou uma curta visita de 24 horas, para se encontrar com o presidente angolano José Eduardo dos Santos.
O chefe de Estado são tomense tinha-se anteriormente deslocado à Africa do Sul. Pinto da Costa disse, em Luanda, que esta decisão não era nova. "Já tivemos ocasião de públicamente falar disto," disse ele.
Segundo a estação de rádio estatal Voz da América, o presidente anunciou o apoio a Dlamini Zuma sem consultar o governo. A VoA diz também que o Primeiro-Ministro Patrice Trovada afirmou recentemente numa entrevista a jornais portugueses que o seu país ainda não tinha uma posição sobre a questão.
Os paises da África Ocidental e Central têm apoiado a candidatura de Jean Ping do Gabão enquanto os países da Africa Austral querem a sul-africana no cargo.